Tamanduá-bandeira é flagrada fugindo com filhote de incêndio em serra, em MG

Espécie em risco de extinção foi flagrada pelo filho de um fazendeiro que auxiliou no combate às chamas.

Uma tamanduá-bandeira foi flagrada fugindo com um filhote de um incêndio em Carmo do Rio Claro (MG). O fogo começou no sábado (5) na região da Serra da Tormenta, mas o vídeo foi feito nesta quinta-feira (10) pelo filho do produtor rural Leonardo Pereira.

O fogo teve início na noite de sábado (5) na região da Angolinha. Brigadistas voluntários fizeram o aceiro e cerco para tentar controlar o incêndio, mas o fogo ganhou força e se alastrou. A plantação de café de um morador e uma serralheria foram queimadas.

Os focos foram contidos no mesmo dia, mas no domingo (6) o incêndio voltou e se espalhou pela região de um bambuzal.
Nesta quinta-feira (10), novos focos de incêndio começaram na região da Serra da Tormenta. O fazendeiro Leopoldo Pereira reuniu um grupo de 15 pessoas para combater o fogo. Um aceiro foi feito na estrada do matadouro para impedir que as chamas chegassem até o Pico São Gabriel.
Os fazendeiros do local tiveram apoio de dois militares do Corpo de Bombeiros para tentar conter as chamas. Eles utilizaram abafadores e sopradores.

Enquanto fazia o registro da queimada, o produtor Leonardo Pereira, filho do fazendeiro Leopoldo Pereira, registrou um tamanduá-bandeira com um filhote nas costas fugindo do local queimado. Não há informações se o incêndio tenha sido causado de forma criminosa.
O Ministério Público foi acionado e solicitou o apoio do Corpo de Bombeiros. A equipe de bombeiros avaliou o local no domingo. O MP planeja uma parceria com a Prefeitura Municipal para implementar uma brigada de incêndio no município. Além disso, o Conselho Municipal de Meio Ambiente faz um levantamento do estrago e pretende propor soluções.

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Anuncie aqui