Professores da UFLA anunciam fim da greve

Em assembleia realizada no dia 25 de junho, os docentes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) decidiram encerrar a greve na próxima sexta-feira, 28 de junho. A decisão foi comunicada pela Associação de Docentes da Universidade Federal de Lavras (Adufla), seção sindical do Andes-SN, que assinará o acordo proposto pelo governo federal em Brasília na quinta-feira, 27 de junho.

Com o fim da greve, a Reitoria da UFLA convocou uma reunião extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE/UFLA) para quarta-feira, 3 de julho, para discutir o retorno do calendário letivo e cronograma acadêmico. As propostas para os calendários letivos de 2024/1 e 2024/2, que preveem o retorno das aulas em 8 de julho, serão apresentadas pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG).

A greve dos docentes na UFLA começou em 29 de abril. No dia 5 de maio, o reitor José Roberto Scolforo suspendeu o calendário 2024/1 dos cursos presenciais de graduação e pós-graduação nos câmpus de Lavras e São Sebastião do Paraíso. Essa suspensão foi referendada pelo CEPE/UFLA em 16 de maio.

A Adufla decidiu seguir a orientação do Comando Nacional de Greve para a saída coletiva do movimento. Uma nova assembleia dos professores será realizada no dia 28 de junho para o encerramento oficial da greve e a dissolução do Comando Local de Greve (CLG). As atividades docentes devem retornar até o dia 3 de julho.

Enquanto isso, os servidores técnico-administrativos da UFLA continuam em greve, movimento iniciado em 11 de março, seguindo a mobilização nacional coordenada pela Fasubra.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest