Produtos de cor rosa continuam custando mais caro para as brasileiras; entenda fenômeno

TAXA ROSA – Lâminas de barbear e de depilar, desodorantes, mamadeiras, camisetas básicas, peças íntimas e outros diversos produtos custam mais caro quando são voltados ao público feminino e têm a cor rosa. A taxa rosa, ou pink tax, não é cobrada somente no Brasil, mas o contexto econômico brasileiro agrava o fenômeno.

A taxação ocorre quando um produto voltado ao público feminino é mais caro do que o mesmo produto vendido para homens. “Não estou comparando uma roupa feminina com uma roupa masculina de tecidos diferentes, cortes diferentes. Estou falando de coisas exatamente iguais. Por exemplo, lâmina de barbear, se ela for na cor rosa, ela é mais cara”, explica Flavia Marimpietri, advogada e professora de direito do consumidor na Faculdade Baiana de Direito.

Por exemplo, em três farmácias líderes do varejo farmacêutico nacional, segundo a Abrafarma (associação de farmácias), o aparelho de depilar custa mais que o aparelho de barbear e, no pacote feminino, é vendida uma quantidade menor do produto.

Otempo

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Anuncie aqui