Como confirmar a compatibilidade das peças da sua moto antes de comprar

Checar as especificações no manual do proprietário e conversar com o fornecedor garantem uma compra sem dores de cabeça

Substituir uma peça do seu veículo é fundamental para garantir a segurança do usuário e do trânsito. Seja por quebra, seja pelo desgaste natural, a substituição se faz necessária para que o automóvel continue funcionando em boas condições.

Ao pesquisar por acessórios para moto na internet, sobretudo quando se pretende comprar novas peças para o seu veículo, o motociclista geralmente dá atenção ao preço, às condições de entrega e à marca. Porém, é fundamental também verificar se as novas peças são, de fato, compatíveis com o modelo da moto da sua garagem. Mas como fazer essa verificação sem ter a peça nova em mãos? Confira algumas dicas do que você pode fazer no texto a seguir.

Fique atento às especificações

O primeiro passo para evitar dor de cabeça é prestar atenção às especificações da peça da sua moto. Leia o manual do proprietário da motocicleta para conhecer as informações sobre as especificações e recomendações dadas pelo fabricante, uma vez que isso servirá de guia para a sua escolha.

Durante essa checagem, confirme a marca, o modelo e o ano do veículo para que você encontre peças que sejam compatíveis. Não deixe de verificar as dimensões das peças para garantir que o encaixe seja correto na hora de equipá-las.

Outro ponto importante é sempre procurar obter peças originais ou feitas por fabricantes confiáveis, garantindo, assim, que a compatibilidade seja possível. Faça uma pesquisa minuciosa por marcas reconhecidas no mercado, que tenham bom histórico de qualidade do serviço prestado. Leia a opinião de outros clientes em sites de reclamações. Você também pode consultar o seu mecânico, que saberá indicar marcas que oferecem produtos de qualidade e seguros para instalar em sua moto.

Consulte a tabela de compatibilidade

Várias lojas online de autopeças ou marketplaces possuem uma ferramenta que facilita, e muito, a vida dos motoristas: a tabela de compatibilidade. Nela, o vendedor pode informar todos os veículos em que aquela peça anunciada é compatível.

Imagine que a peça da moto é compatível com a Yamaha XTZ 250 Lander do ano 2007 até 2018. Por meio dessa tabela, é possível selecionar cada modelo em que a peça é compatível da Yamaha entre esses anos, facilitando a vida do motociclista e garantindo uma melhor compatibilidade.

Está em dúvida? Fale com o fornecedor

Se ainda estiver com dúvidas se aquela peça é realmente a melhor para a sua moto, também é válido conversar diretamente com o fornecedor. Os profissionais que trabalham para essas empresas dominam o conhecimento sobre o assunto e poderão te aconselhar da melhor forma sobre a questão, indicando a peça ideal para o seu veículo.

Não aposte em improvisações

A compatibilidade de peças é um assunto importante, sem espaço para improvisações, por isso não dá para pensar em formas de economia ao comprar uma peça. Se as peças não forem projetadas especificamente para a sua motocicleta, o encaixe não será possível. Assim, além das especificações e dimensões, fique de olho também na qualidade das peças. Avalie se elas possuem os encaixes e conectores certos para se integrar ao sistema elétrico e eletrônico da moto.

Mantenha um registro das peças trocadas

Uma ótima ideia para facilitar a sua vida no futuro é elaborar um registro de todas as peças trocadas da sua moto ao longo dos anos. Esse registro deve incluir informações sobre a compatibilidade, as dimensões da peça, o ano em que ela foi trocada, a marca e a fornecedora, assim como outras informações que você considere relevante. Dessa forma, você tem uma referência futura em mãos caso precise substituir a peça novamente.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Anuncie aqui